Alentejo
Para isso contribui a quase ausência de centros urbanos e o contacto com a natureza de uma região polvilhada de pequenas aldeias e vilas encantadoras. No Alentejo as planícies são um marco, mas também podemos encontrar regiões montanhosas, numa heterogeneidade que ajuda a quebrar a rotina paisagística.
A arte de bem comer é um dos pontos fortes do povo alentejano: quem já se deliciou com a famosa Carne de Porco à Alentejana, as saborosas Migas com Carne de Alguidar ou a famosa Açorda de Alho pode testemunhar a excelência da gastronomia da região. Na sua maioria, as receitas alentejanas contêm pão e alho e isso ficou a dever-se a um grave período de pobreza, que incentivou os alentejanos a valorizar o que tinham disponível para a alimentação.
Sendo um alimento barato e acessível, o pão reinava em diversos pratos que podemos provar ainda nos dias de hoje.
Sentimos o Alentejo como nosso. Uma região que nos interpela diariamente de força muito próxima, por ser a terra onde vivemos a nossa atividade profissional.
Cuba
Cuba é uma vila do Baixo Alentejo, sede de município e pertencente ao Distrito de Beja. Atualmente tem cerca de 3 200 habitantes. Em termos de área, o município tem 172,09 km² de área e é habitado por 4878 habitantes (segundo dados de 2011), sendo que a Oeste fica a vila do Alvito.
Em termos de toponímia, a origem do título da vila aponta para a ocupação dos Árabes e para a reconquista por parte dos soldados portugueses de D. Sancho II, que ao chegarem à vila se depararam com inúmeras cubas que eram usadas no fabrico de vinho.
A curiosidade do título da vila ser idêntico ao do país da ilha da América Central está relacionado, segundo uma teoria polémica do historiador Mascarenhas Barreto, com o facto de Cristóvão Colombo ter, na verdade, nascido nesta vila e ter estado ao serviço de Portugal como infiltrado no Reino de Espanha, tendo nomeado a ilha em honra da sua terra natal quando lá chegou, depois da viagem transatlântica de barco.
Alvito
Alvito é uma vila do Baixo Alentejo, sede de município e pertencente ao Distrito de Beja, com cerca de 1250 habitantes. O município tem 2504 habitantes, espalhados por 264,85 km² de área, que está subdividida em 2 freguesias.
A etimologia da palavra Alvito remete-nos para Olivetto, cuja tradução literal desta derivação do latim, para o português dos dias de hoje, seria Olival. Isto é facilmente comprovável pelas inúmeras oliveiras milenares que se encontram no concelho.
Alvito teve a primeira “ocupação” portuguesa em 1234, ao ser conquistada, sendo prontamente doada a D. Estêvão Anes em 1251 por D. Afonso III e pelos Pestanas de Évora. A partir daí, ao ser repovoado, o Alvito passou a ter dimensões consideráveis em termos de população, se tivermos em conta a época. A partir daí e até ao fim da monarquia, a vila viveu tempos áureos e de prosperidade, tendo sido um dos centros da vida político-económica do Alentejo e, por inerência, do país.
Eventos locais
Restaurantes e dormidas