Certificação em Bem-Estar Animal “Animal Welfare – Certificação Welfair™”
Fevereiro 10, 2022Conferência Planeta à Mesa. Agropecuária Ética e Sustentável no Youtube Monte do Pasto
Maio 12, 2022Conferência “O Planeta à Mesa: Agropecuária Ética e Sustentável” na Ovibeja contou com cerca de 200 participantes
Roadmap de inovação e sustentabilidade no agropecuário é uma exigência do consumidor, defendem especialistas do setor em conferência do Monte do Pasto
Tecnologia, bem-estar animal, marca e sustentabilidade: foram estas as palavras mais ouvidas na conferência ‘O Planeta à Mesa: Agropecuária Ética e Sustentável’, uma iniciativa do Grupo Monte do Pasto, líder na criação de bovinos em Portugal, que contou com a participação na abertura da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e de uma série de conceituados especialistas e académicos, naquele que foi um dos momentos altos do primeiro dia da 38ª Ovibeja – Como Alimentar o Planeta. No final, o chef Pedro Sommer brindou os participantes com um show cooking à base de carne True Born.
Para Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, “Os desafios que o setor agropecuário enfrenta são inúmeros, desde logo a produção de alimentos para satisfazer as necessidades de muitos milhões de pessoas, mas também a cada vez maior promoção de dietas saudáveis e o compromisso com a competitividade e a sustentabilidade. Temos ainda o grande desafio de aportar cada vez mais valor. Os processos produtivos têm de adaptar-se aos atuais níveis de exigência do consumidor, que são altos”.
“Num setor que alimenta o planeta e está presente na vida de todos nós, há um compromisso diário que se mantém inabalável: continuar a inovar e a surpreender os consumidores, oferecendo soluções adequadas e, simultaneamente, éticas e sustentáveis. Acreditamos que, na nossa conferência, reunindo um extraordinário conjunto de personalidades, desconstruímos alguns dos mitos e aparentes contradições associadas ao setor e apresentámos argumentos a favor de uma agropecuária sustentável e criadora de valor”, afirmou Clara Moura Guedes, CEO do Grupo Monte do Pasto.
Refletindo sobre os desafios do sector agropecuário e as Intervenções do Plano Estratégico da PAC para a mitigação das alterações climáticas Eduardo Diniz, Diretor Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) do Ministério da Agricultura, lembrou que nas sociedades ocidentais, o setor da carne está no centro do debate sobre a sustentabilidade e o seu consumo polarizado e, que é necessário que acompanhe o equilíbrio dinâmico dos três pilares do sistema alimentar: consumidor, produtor e regulador, ajudando a estabelecer pontes entre as várias expetativas e ações. Na sua visão o setor agropecuário pode, à semelhança de outros sectores, como o automóvel, através da reestruturação do seu modelo de negócio, avançar significativamente no caminho da sustentabilidade. Ao nível dos novos fundos comunitários de apoio ao setor agrícola, existirão fortes incentivos à transição para um modelo de agricultura de baixo carbono que no futuro poderá ser alavancado através de sistemas de certificação de créditos de carbono que começam agora a emergir no sector privado.
Já Susana Pombo Diretora-Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), ao abordar a ponte (virtuosa) entre a criação sustentável e a criação de valor afirmou que a comissão europeia defende um sistema justo, saudável e respeitador… do prado ao prato o que, para a DGAV, passa por reforçar o conceito de sustentabilidade em cada etapa da cadeia alimentar, contando com tecnologia, inovação e sensibilidade dos produtores relativamente à importância da certificação do bem-estar animal ou da rotulagem dos produtos para que os consumidores entendam a incorporação de valor nos produtos criados de modo ético e sustentável.
Com a participação de conceituados especialistas e académicos ligados ao setor agropecuário em Portugal, de criadores e veterinários a médicos, nutricionistas e marketeers, a conferência ‘O Planeta à Mesa: Agropecuária Ética e Sustentável’ ficou ainda marcada pela realização de dois debates muito intensos, ‘A Inovação, o Green Deal e a Ética da Criação’, e ‘A Valorização da Carne Sustentável, o Novo Consumidor e a Internacionalização. A tónica dos dois debates foi a de que a nova agropecuária mais tecnológica e inovadora é sustentável da “pastagem à mesa”, é capaz de criar os produtos integrando os valores que o novo consumidor procura, mas todos os intervenientes de um sistema de alimentação sustentável – do criador, ao produtor, ao distribuidor, ao consumidor – devem ir mais longe na promoção e adoção de um consumo alimentar consciente, mais saudável, de maior qualidade e com menor desperdício.
O futuro da indústria agropecuária exige um pacto claro e ambicioso entre todos os intervenientes ao longo da sua cadeia de valor com a sustentabilidade e a inovação. Integrada na programação da 38ª edição da Ovibeja, a conferência promovida pelo Grupo Monte do Pasto pretendeu reforçar aquele que é um compromisso essencial à sua própria sustentabilidade: continuar a inovar e a surpreender os nossos consumidores com produtos novos, saudáveis, seguros e, acima de tudo, éticos e sustentáveis. Sublinha-se ainda o enfoque nos projetos, tecnologias e soluções ambientalmente eficientes, como o AgroPV (Agrofotovoltaico).
Sobre o Chef Pedro Sommer
Pedro Sommer é um apaixonado pela cozinha, pela formação e pela comunicação. Prestando serviços de Consultoria e de Catering em todo o país ou no estrangeiro (ex.: Madrid, Bruxelas ou Dusseldorf), é, atualmente, formador na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (EHTE) nos cursos de Culinary Arts e Gestão e Produção de Cozinha e, em Lisboa, no Curso Profissional de Cozinha da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACCP). Leciona igualmente Cursos de Gestão de Tempo, que se misturam com cozinhados, e faz workshops e Team Buildings em diversas empresas. Anteriormente, trabalhou em hotéis e restaurantes conceituados como o Hotel Bairro Alto, o Hotel Ritz e o Restaurante Kais em Lisboa. Esteve igualmente no The Dorchester Hotel, em Londres, onde teve o privilégio de servir a Rainha de Inglaterra e Nelson Mandela.
Sobre o Grupo Monte do Pasto – Vida ao Natural
Com mais de 35 anos de experiência no setor agropecuário, o Grupo Monte do Pasto lidera a criação de bovinos em Portugal. Situado no Baixo Alentejo, agrega uma das maiores áreas agropecuárias contínua do país, beneficiando do seu grande potencial para a (i) atividade integrada de criação de vitelos, (ii) recria de novilhos e (iii) produção de alimentação animal em grande escala e de forma competitiva. Com cerca de 65 colaboradores, a sua equipa inclui especialistas em todas as áreas da criação de bovinos, nomeadamente em medicina veterinária e sustentabilidade ambiental e, certificações no âmbito da Gestão da Qualidade – NP ISO 9001:2015, do Bem Estar Animal – “Beter Leven 3 Stars” e “Animal Welfare – Certificação Welfair™” e, da Sustentabilidade – “Pecuária Baixo Carbono” e “Modo Produção Integrada”, asseguram as melhores práticas de gestão agropecuária ética e sustentável. Em 2021, criou a marca True Born, cortes de carne desenhados para extraordinárias experiências de grelha, distribuída em Portugal e Macau, posicionando-se num segmento de alta qualidade que responde às tendências emergentes de consumo mundiais e ao compromisso com o bem-estar animal e com o impacto social e ambiental. Recentemente, em conjunto com as universidades de Évora e do Minho, lançou e lidera o “Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne”, um projeto de inovação – cofinanciado pelo Compete 2020 – de mais de 700 mil euros em investimento, dedicado ao desenvolvimento e à implementação de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne. O projeto prevê, adicionalmente, a utilização de tecnologias de ponta, a utilização dupla dos solos integrando soluções de energia renovável (AgroPV) e o primeiro Parque Experimental de Bem Estar Animal da Europa. O Monte do Pasto em números: 30.000 cabeças de gado/ano, 12.000 cabeças de gado em simultâneo, 11 herdades, 4200 hectares, 82 parques de recria de novilho, e um volume de negócios de cerca de 28 milhões de euros em 2021, 90% dos quais para exportação.