Exportação de Gado aproveita diplomacia económica
Novembro 5, 2018Sessão de formação em maneio holístico introduz método Savory no Monte do Pasto
Março 11, 2019Monte do Pasto na Imprensa
Empresa de Macau adquire Monte do Pasto
A aquisição da exploração agro-pecuária “Monte do Pasto”, do grupo Saltiproud, “é significativa”, pois trata-se de “um ativo valioso com 3.700 hectares de terra agrícola”, disse o presidente da CESL Asia, António Trindade, lembrando que Macau tem um tamanho de cerca de três mil hectares.
“É um setor chave para nós, para a China e para o mundo”, sublinhou.
A “Monte do Pasto” é já “um negócio relevante na Europa”, exportando 30 mil cabeças de gado por ano para Argélia, Espanha, Israel, Líbano, Marrocos e Palestina, que “a CESL Asia quer apoiar” através da “plataforma Macau para o financiamento, gestão e operação de negócios para a área da Grande Baía e os Países de Língua Portuguesa”, afirmou o responsável.
Na mesma cerimónia de aquisição do “Monte do Pasto”, a CESL Asia assinou também um acordo de cooperação estratégica com a sucursal de Macau do Banco da China.
“Estamos a construir uma plataforma financeira em Macau para apoiar a nossa plataforma de desenvolvimento de projetos, ao mesmo tempo que expandimos a nossa cooperação com instituições financeiras da China, Portugal e Macau”, disse António Trindade.
Este é “o primeiro banco local” a assinar este acordo de cooperação estratégica para o desenvolvimento conjunto de uma plataforma financeira para investimentos na China, Macau e os países lusófonos, indicou.
António Trindade sublinhou que a CESL Asia tem vindo a desenvolver, nos últimos seis anos, investimentos, gestão e capacidades operacionais em Portugal, tendo em conta a iniciativa chinesa “uma Faixa, uma Rota”, pelo plano de construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e pelo papel do território como plataforma para o comércio e a cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.
Na cerimónia de assinatura dos dois acordos estiveram presentes o secretário para Economia e Finanças de Macau, Lionel Leong Vai Tac, o diretor-geral do departamento para os assuntos económicos do gabinete de ligação do governo central chinês no território, Liu Bin, a secretária-geral do Fórum Macau, Xu Yingzhen, e o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Paulo Cunha Alves, entre outros.
Fundada em 1987, a CESL Asia, empresa de matriz portuguesa em Macau, opera na área da consultadoria e operação nos setores da energia e do ambiente, tem 450 funcionários e um volume de negócios a rondar os 40 milhões de dólares norte-americanos.