Pecuária

Pecuária

O Monte do Pasto tem como atividade central a criação de bovinos, que desenvolve nos milhares de hectares de planície alentejana onde se inserem as suas herdades.

Orientamo-nos por princípios rigorosos de qualidade, bem-estar animal e proteção da natureza e apostamos na qualificação, experiência e dedicação dos nossos Colaboradores e nas melhores práticas de gestão para a criação de bovinos. Acreditamos que só através de uma lógica de sustentabilidade, inovação, atenção à genética e à dieta mais adequada, podemos ter sucesso na nossa missão.

Os nossos animais são rigorosamente selecionados e criados seguindo estritos protocolos de bem-estar animal e através de uma alimentação natural e de qualidade nutricional elevada que assegura o seu desenvolvimento e crescimento em condições ideais.

Através da aposta em práticas de excelência em três áreas complementares – Criação de Vitelos, Recria de Novilhos e Produção de Rações – oferecemos os melhores produtos e serviços aos nossos Parceiros e Clientes, protegemos a Natureza e contribuímos ativamente para o desenvolvimento da economia e comunidade locais.

 

Criação de Vitelos

A criação de vitelos é uma atividade fundamental para a manutenção do efetivo em condições de alta qualidade e estrito controlo do stock genético. Atualmente mais de 1600 cabeças de gado fruem livremente o pasto nos montados das nossas herdades.

Implementamos um conjunto de boas práticas que asseguram a qualidade elevada e consistente dos nossos bovinos e maior produtividade e rendimento:

  • A criação de vitelos é realizada segundo um processo de produção integrada e convencional, baseada em montados (sistemas agro-silvo-pastoril protegidos);
  • O número de vacas por hectare é calculado de forma a manter o equilíbrio do ecossistema e numa lógica de garantia de sustentabilidade;
  • A época de nascimentos está concentrada no período entre o outono e o inverno, possibilitando o aproveitamento das pastagens de primavera na altura dos desmames;
  • Na criação de vitelos apenas são utilizados machos reprodutores de linha pura;
  • O Monte do Pasto é auto suficiente em termos de alimentação animal.

 

Recria de Novilhos

Adquirimos animais para a recria de novilhos provenientes de explorações de cria externas em tudo semelhantes à nossa, com as quais desenvolvemos parcerias. Temos capacidade para 12 000 cabeças de gado em simultâneo.

Um conjunto de boas práticas garante o crescimento e desenvolvimento dos animais em condições ideais:

  • A boa adaptação ao meio permite que os animais desenvolvam todo o seu potencial genético.
  • As melhores condições a nível alimentar, sanitário e maneio proporcionam maior bem-estar para os animais.

 

Rações

A alimentação é um dos parâmetros mais relevantes e fator de sucesso na criação e recria de bovinos. A pastagem natural é a base da alimentação dos bovinos que criamos. Também produzimos a alimentação complementar, baseada em cereais com elevada qualidade, necessária para que os animais cresçam e se desenvolvam nas melhores condições fisiológicas ao longo de todo o ano.

Desenvolvemos uma sólida experiência na identificação e seleção das matérias-primas que melhor se adequam às várias fases da criação de bovinos. Apurámos conhecimento das necessidades nutricionais de cada raça, o que nos permite garantir uma dieta alimentar segura e que otimiza o crescimento, desenvolvimento e reprodução saudável dos animais.

Uma dieta alimentar rigorosamente desenhada e controlada permite:

  • Melhorar a eficiência reprodutora e a saúde das crias;
  • Assegurar um crescimento mais sustentável, consumindo menos recursos;
  • Melhorar a saúde e o bem-estar dos animais;
  • Qualidade superior.
vitelos_1
vitelo_2
touro_limousine

 

localizacao_montedopasto

Herdade do Trolho

Caminho Municipal 1007

7940-313 Faro do Alentejo

GPS: N 38°10.401, W 7° 58.903
GPS Google: 38.173646, -7.986845

(+351) 284 415 360

Segunda a Sexta das 8h00 às 18h00

geral@montedopasto.pt
recursos.humanos@montedopasto.pt

Recrutamento

 
cofinanc_pasto