Vitelos

Criação de Vitelos

Do ponto de vista genético, os bovinos do Monte do Pasto são classificados como cruzados de carne, com predominância do cruzado com a raça Limousine. Para a procriação utilizam-se touros de raças Limousine, Aberdeen-Angus e Saller. O processo de reprodução é natural e realizado sob rigorosas condições de controlo sanitário, de forma a conferir às crias a melhor situação sanitária e de qualidade.

Os vitelos resultantes do cruzamento de raças apresentam melhores desempenhos, tais como uma maior produtividade, resistência e precocidade devido ao efeito da heterose, também chamada de vigor híbrido ou choque sanguíneo. A utilização de reprodutores de raças puras dá origem a vitelos com um potencial genético para carne de qualidade muito elevada.

 

Raças

A criação de raças puras de Bovinos é um processo com necessidades muito especificas, menos adaptadas às condições existentes, por isso, a opção por animais cruzados das raças.

As cobrições são realizadas com touros puros e é desta combinação genética que resultam os animais de menor porte mas de excelente conformação, muito elevada qualidade e com um custo de processo de criação bastante mais competitivo devido ao efeito da heterose. Este fenómeno tem como consequência que filhos provenientes de cruzamento de raças diferentes apresentem melhores desempenhos, como maior produtividade, resistência e precocidade que os seus pais.

O processo de reprodução é completamente natural. As vacas coabitam no monte com 44 touros reprodutores de raça pura e o acasalamento e posteriores fases reprodutivas decorrem em ambiente muito tranquilo, embora sob rigorosas condições de controlo sanitário, de forma a conferir a máxima qualidade às crias. As raças de touros utilizadas para procriação são a Limousine, o Aberdeen-Angus, a Saller e a Charolesa.

 

Herdades e montados naturais

No Monte do Pasto a criação de vitelos beneficia das fantásticas condições naturais do Alentejo, sendo feita com base no sistema por pastoreio em montado de azinheiras e sobreiros, em várias herdades: Herdade da Fonte (182 ha), a Herdade do Chouriço (385 ha), a Herdade Monforte (354 ha) e a Herdade do Monte Ruivo (697 ha), Herdade da Courela da Ruiva (153 ha), Parreiras (429 ha), dos Secos (875 ha), do Monte Matos (280 ha) e do Trolho (348.83 ha).

Nos montados predominam as azinheiras, havendo contudo uma elevada percentagem de flora e fauna autóctones, para cuja preservação concorrem as atividades desenvolvidas no território da empresa.

Saiba mais sobre montado nas seguintes instituições:

 

Alimentação saudável e rica

A pastagem natural é a base da alimentação dos bovinos do Monte do Pasto, proporcionando uma dieta muito equilibrada e que assegura mais saúde e bem-estar aos animais. Em alturas do ano em que as pastagens sofrem algum stress hídrico por causa das elevadas temperaturas, os bovinos recebem uma compensação alimentar à base de cereais – Silagem de Milho e Azevém – produzidas pelo próprio Monte do Pasto.

O milho usado no Monte do Pasto para produzir Silagem de Milho é produzido em campos de regadio da empresa, integrados no perímetro de rega da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva SA) o que garante importantes economias e um padrão de sustentabilidade muito significativo.

 

Sanidade, saúde e bem-estar

A saúde dos animais é objeto de atenção permanente e de intervenções criteriosas, seguindo os protocolos e recomendações de melhores práticas nacionais e internacionais. O corpo de especialistas em Medicina Veterinária do Monte do Pasto cumpre rigorosamente todas as intervenções veterinárias recomendáveis e necessárias, consoante a idade e caraterísticas biológicas dos animais.

O saneamento dos animais é realizado com regularidade anual, é administrada a vacinação obrigatória e garantido o diagnóstico de gestação. Todos estes procedimentos são realizados pelo médico veterinário, nas condições técnicas adequadas. Anualmente são ainda realizados exames andrológicos aos touros por uma equipa veterinária externa.

 

 

localizacao_montedopasto

Herdade do Trolho

Caminho Municipal 1007

7940-313 Faro do Alentejo

GPS: N 38°10.401, W 7° 58.903
GPS Google: 38.173646, -7.986845

(+351) 284 415 360

Segunda a Sexta das 8h00 às 18h00

geral@montedopasto.pt
recursos.humanos@montedopasto.pt

Recrutamento

 
cofinanc_pasto