Inovação

Projeto Ethical Meat – Compromisso com o bem-estar animal e a sustentabilidade agroalimentar

O Projeto ETHICAL MEAT pretende integrar novo conhecimento resultante de I&D, e da aplicação de metodologias e processos inovadores, em todas as fases da cadeia de produção de carne – do “prado ao prato”.

Irá desenvolver soluções tecnológicas para a criação de bovinos de ar livre focada no bem-estar animal, sustentabilidade e eficiência produzindo carne com maior qualidade, com prazo de validade alargado (para assegurar menor desperdício alimentar), comercializada em embalagem sustentável.  

Alinhando-se a proposta de valor dos produtos de carne com os novos eixos de sustentabilidade exigidos por consumidores e reguladores nacionais e europeus assegura-se um aumento da sua competitividade nos mercados nacional e internacionais.

É nosso objetivo último contribuir para uma cadeia de valor alimentar mais sustentável que:

  • seja rentável em todas as suas etapas (sustentabilidade económica);
  • assegure benefícios para a sociedade (sustentabilidade social);
  • garanta um impacto menos negativo ou neutro no ambiente natural (sustentabilidade ambiental)

Projeto Ethical Meat: incorporação de inovação e tecnologia

No âmbito do projeto serão redesenhados novos processos operacionais e de produção de carne incorporando novas soluções e tecnologias.  

Processos Operacionais de Criação (em parceria com a Universidade de Évora):

Com o desenho de um processo de criação mais eficiente e sustentável assente na gestão otimizada do bem-estar animal em parques ao ar livre, infraestruturados para o efeito, com tecnologia de nova geração.

Ao perspetivar de forma holística o desenvolvimento tecnológico de um sistema com base no Maneio Racional, com tecnologia, equipamentos e em manuseamento para redução do stress (low-stress handling), e uma inovadora monitorização do comportamento e do desempenho dos animais, proporciona-se um incremento no Bem-Estar dos animais, na eficiência produtiva, na redução da frequência de doenças, e com efeitos positivos na qualidade do produto final. O projeto concilia um acréscimo na produtividade e na eficiência do uso de fatores como alimento e mão-de-obra, com a concomitante redução do stress dos animais, valorizando a sustentabilidade.

Produção Agroindustrial (em parceria com a Universidade do Minho):

Com a investigação e aplicação de novas tecnologias agroalimentares de conservação da carne, e, de materiais de embalagem sustentáveis e seguros.

Pretende-se melhorar a segurança e a qualidade da carne embalada, reduzindo os custos, resultantes de deterioração ou expiração e, reduzindo impactos ambientais negativos, refinando, ajustando e otimizando os biomateriais da embalagem.

 

Um consórcio entre o Monte do Pasto e a Universidade de Évora e uma parceria com Universidade do Minho na gestão do projeto Ethical Meat

O consórcio do Projeto ETHICAL MEAT é formado pela Monte do Pasto, entidade líder e pela Universidade de Évora, entidade copromotora. Tem como parceira a Universidade do Minho.

A Universidade de Évora, e a equipa do Prof. Alfredo Pereira, reconhecido especialista internacional na área da criação animal com bem-estar irá implementar e testar metodologias inovadoras de bem-estar animal para criar e qualificar carne produzida com mais sustentabilidade & bem-estar animal, mais diferenciada, com maior valor acrescentado e mais competitiva nos mercados nacional e internacionais.

A participação da Universidade do Minho e da sua equipa de investigação de tecnologia agroalimentar liderada pelo Prof. António Vicente e internacionalmente premiada que tem como missão criar as condições para que se reduza o impacto ambiental do consumo de carne através do aumento do seu prazo de validade combinado com a utilização de embalagem que utiliza materiais mais sustentáveis.

 

O investimento do projeto Ethical Meat é cofinanciado pelo Compete 2020

O projeto ETHICAL MEAT, com um investimento superior a 1 milhão de Euros é cofinanciado pelo Compete 2020 e responde aos objetivos definidos nas Estratégias Nacionais e Regionais de Especialização Inteligente ENEI/EREI Alentejo, criando valor acrescentado quer ao nível dos produtos, quer ao nível da qualificação de recursos, para além de responder a dois grandes projetos estruturantes no futuro da União Europeia – “Farm2Fork” e “Green Deal”.

Decorrerá ao longo de 2 anos e prevê-se que no final de 2023 existam novos produtos de carne no mercado resultado direto do projeto.

Será materializado em vários subprojetos de inovação. 

 

Parque Experimental de Bem Estar Animal – o primeiro na Europa

O “Parque Experimental de Bem-Estar Animal”, único na Europa demonstra o compromisso dos beneficiários em continuar a fazer crescer a longo prazo o valor acrescentado do projeto.

Permite ainda à Universidade de Évora e ao seu polo de I&D desenvolver investigação numa área de ponta da produção pecuária, com forte potencial de impacto a nível ambiental, e a nível da qualidade e segurança alimentar, duas das grandes preocupações atuais da União Europeia materializadas nas estratégias “Green Deal” e “Farm2Fork”.

Será um laboratório de boas práticas em bem-estar animal que se pretende que seja uma referência internacional nesta área.

 

Energia renovável para sombreamento em parceria com a FOCUS Renewables

O parque inclui uma solução de energia renovável para sombreamento de animais, inovadora no setor agropecuário europeu que explora um recurso endógeno do Alentejo: o sol, minimizando o impacto ambiental da criação de bovinos.

 

Cátedra Monte do Pasto Bem Estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre na Universidade de Évora

A Cátedra Monte do Pasto Bem Estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre resulta de um Protocolo estabelecido entre a Universidade de Évora e o grupo Monte do Pasto e visa estimular a investigação, produção, divulgação de conhecimento, assim como o desenvolvimento e qualificação de recursos humanos altamente especializados na área do bem-estar animal.

O objetivo último é a incorporação desse conhecimento em produtos de carne produzidos de forma ética e sustentável, criando mais impacto económico, ambiental e social.

Dirigida a graduados das áreas de zootecnia, engenharia agroalimentar e veterinária tem como grandes objetivos:

– Requalificar e desenvolver recursos humanos altamente qualificados em áreas emergentes e fundamentais do setor agropecuário: bem-estar animal e sustentabilidade;

– Pesquisar, desenvolver e divulgar processos e tecnologia de bem-estar e sustentabilidade, inovadores para o setor agropecuário da região do Alentejo capazes de aumentar a sua produtividade e competitividade a nível nacional e internacional.

– Potenciar a atração e fixação de talento jovem qualificado na região do Alentejo, promovendo o seu desenvolvimento.

 

Investimento no desenvolvimento de novas competências para uma agricultura de futuro mais sustentável

Pela sua abrangência e multidisciplinaridade estes projetos irão envolver um número significativo de colaboradores da empresa, expondo-os a metodologias de criação inovadoras.

Herdade

Herdade do Trolho

Caminho Municipal 1007

7940-313 Faro do Alentejo

Escritório
Av. Eng. Duarte Pacheco
Amoreiras Torre 2, 6.º Piso – Divisão 8
1070-102 Lisboa

 

(+351) 284 415360 *

*chamada para a rede fixa nacional
Segunda a Sexta das 8h00 às 18h00

geral@montedopasto.pt
recursos.humanos@montedopasto.pt

Recrutamento

Cofinanciado por:

Política de Privacidade

Política de Cookies