5 Benefícios da Carne Vermelha na dieta alimentar

A carne vermelha é essencial para o bem-estar do organismo, mas será que todas as carnes vermelhas o são? Descubra 5 benefícios da carne vermelha para a saúde e fique mais informado sobre a sua alimentação.

O que é a carne vermelha?

A carne vermelha é a carne proveniente de animais mamíferos como bovinos, ovinos, caprinos ou suínos.

A carne vermelha tem diversos benefícios para a saúde devido aos seus valores nutricionais, sobretudo para quem pratica desporto. Por isso, deve estar incluída em qualquer dieta alimentar bem equilibrada pois é fonte de proteínas, vitaminas e energia.

Ao escolher qual a carne vermelha que vai consumir é importante ter em conta que a carne vermelha processada não tem o mesmo valor nutricional. Assim sendo opte por carne vermelha não processada e confecione-a de forma saudável e de maneira a que o seu organismo consiga absorver a maior quantidade de nutrientes possível.

Benefícios da carne vermelha

  • Músculos, cabelo e pele

A carne vermelha contém 20 a 24 gramas de proteína por cada 100 gramas cruas. É por isso uma fonte proteica completa, contendo os aminoácidos essenciais para as estruturas do nosso corpo como músculos, cabelo e pele.

  • Fonte de ferro

A carne vermelha é uma poderosa fonte de ferro, na sua forma com maior biodisponibilidade, com um potencial de absorção de até 30%, muito superior à absorção alcançada através das leguminosas. Comer carne vermelha de forma equilibrada pode ser um poderoso instrumento no combate à deficiência de ferro.

  • Saúde fortalecida

A carne vermelha é também fonte de uma lista de vitaminas e minerais como a vitamina B12, B6, ferro e zinco que contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo, crescimento ósseo, recuperação e produção energética e fortalecimento das defesas. Sobretudo a vitamina B12 já que é essencial ao bem-estar neurológico e cognitivo e só pode ser encontrada em produtos de origem animal como ovos, carne vermelha e peixe.

  • Ómega 3

A carne vermelha é rica em gorduras boas para o organismo e em ómega 3. A gordura presente na carne vermelha é semelhante à que está presente no azeite. Quanto mais natural for a carne maiores os níveis de ómega 3 que contém.

  • Combate aos radicais livres

A carne vermelha é a maior fonte de ácido lipóico, responsável pela eliminação dos radicais livres e pela reciclagem de vitaminas, ajudando a regular a glicose no sangue e protegendo o código genético.

Comer carne vermelha com moderação é o primeiro passo para uma dieta equilibrada que conduz ao bom funcionamento do organismo. É importante distinguir carne vermelha magra de carne vermelha processada. A primeira é extremamente saudável e a segunda pode ser prejudicial para a saúde devido aos ingredientes adicionados.

A ingestão de carne vermelha promove uma melhor performance durante a prática de exercício físico e previne a fadiga muscular.

Segundo a Direção Geral de Saúde, é aconselhada a ingestão de até 500 gramas de carne vermelha por semana. Ao optar pela ingestão de carne vermelha magra está a optar por obter todos benefícios deste tipo de carne sem correr o risco de potenciar o desenvolvimento de doenças crónicas.

A carne do Monte do Pasto está à disposição de restaurantes, empresas e distribuidores internacionais, e pode também ser adquirida na loja da Herdade.