8 Curiosidades sobre o Alentejo

“Alentejo és nossa terra, ai, quem nos dera, lá estarmos agora”. Assim canta Vitorino, o cantor e compositor alentejano, natural de Redondo. Viver o Alentejo é uma viagem pelo interior do que significa ser português. Quem visita o Alentejo não esquece os seus sabores, os seus cheiros e a pronúncia de um povo dócil e acolhedor.

Terra de vinhos de excelência, o Alentejo já atraiu a atenção de muitos turistas que quando aqui poisam nunca mais querem abalar, mas ainda há muitas curiosidades por desvendar.

8 Curiosidades sobre o Alentejo

  • O céu alentejano é um céu premiado. A região do lago do Alqueva recebeu a certificação Starlight Tourism Destination da Unesco por ter excelente qualidade para observação de estrelas.
  • O Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa com 250  que abrangem cinco concelhos alentejanos.
  • No sul do Alentejo imperam as planícies pintadas de dourado nos meses de verão. Decoradas por oliveiras, sobreiros e azinheiras estas planícies são perfeitas para a criação de gado ao ar livre o que resulta numa das melhores carnes do país.
  • A riqueza da gastronomia alentejana surpreende todos os que a descobrem, mas há um prato que não nos deixa duvidar que estamos no Alentejo, a Açorda ou Sopa de Pão. Esta iguaria consiste numa receita à base de pão alentejano mergulhado em caldos dos mais diversos sabores. São exemplos disso a Açorda à Alentejana, as Sopas de Cação, o Ensopado de Borrego e as Sopas de Tomate.
  • O Alentejo é conhecido pelos seus vinhos, mas o Pêra-Manca recebe destaque especial pela sua colheita de 2011 que foi considerada a melhor safra portuguesa do século e até teve direito a um selo especial de segurança desenvolvido pela Casa da Moeda de Portugal.
  • Apesar da distinção do vinho Pêra-Manca, a Região Demarcada do Alentejo é uma das regiões vinícolas mais recentes de Portugal, tendo sido estabelecida em 1988.
  • O Alentejo litoral oferece algumas das praias mais bonitas de Portugal. Vale sempre a pena visitar a Comporta, Porto Covo ou Vila Nova de Mil Fontes nunca desilude.
  • Com a sua extensão de mais de 31 mil , o Alentejo representa um terço do território português.