Monte do Pasto com forte presença na Ovibeja
Abril 30, 2019Monte do Pasto no encontro anual do Clube de Produtores Continente
Julho 8, 2019Monte do Pasto adere ao Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar
Empresários do setor da produção agrícola, indústria agroalimentar e distribuição reuniram-se no Salão Nobre do Ministério da Economia para assinar o Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar, um acordo de cooperação onde o Monte do Pasto foi pioneiro.
De natureza voluntária e gratuita, este Código define um conjunto de princípios e procedimentos que servem para autorregular a cadeia alimentar visando reforçar a transparência entre os setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agroalimentares.
Esta iniciativa contou com a adesão inicial de mais de 50 empresas, entre as quais o Monte do Pasto, que abraçou o projeto desde o primeiro dia. «Faz parte do ADN do Monte do Pasto prosseguir boas práticas em todas as áreas. Interessa-nos muito fazer parte de todo este tipo de iniciativas, tentando evitar conflitualidades, tentando antecipar os problemas, partilhando um conjunto de valores», refere Clara Moura Guedes, administradora do Monte do Pasto.
Para Nuno Fernandes Thomaz, coordenador da governação do Código, este foi um dia marcante para a indústria agroalimentar, em que «aderiram bons representantes de cada um dos elos da cadeia agroalimentar, desde produtores, fornecedores e distribuidores.» Para o representante «a cerimónia foi feita para trazer mais empresas, porque se tivermos mais aderentes, que é o que pretendemos a partir daqui, o Código vai ter mais força».
Na cerimónia estiveram presentes os ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. No evento, participam também o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, e o coordenador da governação do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar, Nuno Fernandes Thomaz.
Recorde-se que este código foi assinado em dezembro de 2016 como resultado de um compromisso entre seis grupos de interesses a nível nacional representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar.
O Grupo de Governação responsável pela gestão deste código é composto pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED); pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP); pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP); pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP – representando a CENTROMARCA e a FIPA); pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri).