Monte do Pasto certificado internacionalmente pela promoção do bem-estar animal
Setembro 24, 2019CESL Asia adquire Grupo Monte do Pasto ao Novo Banco
Outubro 3, 2019Maneio holístico: É preciso planificação económica e ambiental da terra e da pastagem
Engenheiro agroecológico Gustavo Ales voltou ao Monte do Pasto para uma formação sobre Maneio Holístico e Método Savory, que procura restaurar pastagens e regenerar solos, tornando a terra novamente produtiva.
O maneio holístico de gado é um processo de planeamento e tomada de decisão, que fornece ferramentas de gestão necessárias para melhor entender o ecossistema do qual fazemos parte. Este conceito de gestão pecuária fundado por Allan Savory, especialista em ecologia, procura restaurar pastagens e regenerar solos, tornando a terra novamente produtiva.
Para aprofundar o método, que privilegia a ideia de que os animais são a solução contra a desertificação, o Monte do Pasto recebeu mais uma formação com o especialista espanhol Gustavo Ales, que já tinha estado nas nossas herdades em março deste ano. O engenheiro agroecológico falou sobre a conservação dos solos como ferramenta de promoção da sustentabilidade.
Para Gustavo Ales «temos de ter consciência que o sistema holístico é importante para o sistema económico, produtivo e ambiental, para começar a ter uma economia mais dependente dos próprios recursos e não tanto de recursos externos».
O objetivo desta formação é melhorar o solo do Monte do Pasto, para que tenha «mais carbono, mais capacidade de capturar água, para ser mais produtivo». Assim, Gustavo Ales explica que é preciso «planificar melhor o seu pastoreio, melhorar as condições do pasto, e por em curso uma planificação financeira, económica, e ambiental da terra e da pastagem».
E porque o bem-estar animal é uma das grandes preocupações do Monte do Pasto, Gustavo Ales lembra que «é preciso planificar o pastoreio dos animais, tendo em conta o número, o tempo de pastagem e o seu comportamento em manada” de forma assegurar o desenvolvimento e crescimento dos animais nas melhores condições.