Salers
A fêmea Salers mostra as qualidades maternas excecionais de fertilidade, capacidade leiteira, facilidade de parto, robustez e longevidade, o que garante a produção de um bezerro com um peso elevado ao desmame.
Rusticidade: excelente adaptação a explorações muito extensivas em que os animais tenham de percorrer grandes distâncias. Altamente resistente a diferentes amplitudes térmicas.
Precocidade na engorda: permite obter carcaças de qualidade, com bom peso. Estes animais são capazes de se adaptar a condições de temperaturas extremas estando presentes em regiões como o Texas, Portugal, Canadá e Rússia.
As vacas Salers são capazes de mobilizar as suas reservas corporais durante tempos difíceis, mantendo a produção de leite para os vitelos. Estas reservas corporais são rapidamente reconstituídas quando os suprimentos de alimento são renovados. Este é o chamado “efeito concertina”. A Salers é uma raça equilibrada, o que é ótimo em todos os aspetos da produção de carne, pois produz uma carcaça de alto rendimento que apresenta bom marmoreio e mínimo de gordura.
Características
Características
Tamanho: Raça de grande tamanho
Quarto traseiro: Extremamente musculado
Linha dorsal: Larga
Pescoço e cabeça: Cabeça triangular, com cornos muito característicos, em forma de lira
Pelagem: Pêlo maioritariamente frisado, de cor vermelho caju ou preto
Altura: Fêmea: 140 cm | Macho: 150 cm
Peso: Fêmea: 650-850 Kg | Macho: 1000-1200 Kg