Conheça os benefícios de uma dieta controlada | Rações Monte do Pasto

A alimentação equilibrada é a base de um produto de excelência e com altos valores nutricionais. Seja para carne ou leite, a alimentação dos bovinos deve ser conduzida para que estes alcancem o mais alto potencial de saúde, sanidade e que permitam a produção de produtos com índices nutricionais equilibrados.

Por este motivo, no Monte do Pasto, equilibramos o alimento concedido pelas pastagens com uma ração produzida por nós e ajustada a cada fase de crescimento. Pois em cada momento de vida de um bovino as necessidades nutricionais vão-se alterando e é necessário estar atento a essas mudanças.

O que significa boa alimentação?

Uma boa alimentação é aquela que suprime todas as necessidades minerais, proteicas e vitamínicas. A criação de gado ao ar livre traz muitos benefícios à qualidade de vida dos animais mas os nutrientes oferecidos pelas pastagens não são suficientes para que os bovinos alcancem condições de saúde perfeitas.

Por isso é importante apostar na suplementação através de rações que vão de encontro à idade, raça, sexo, estado reprodutivo e objetivos de produção de cada bovino. A suplementação deve ser acompanhada por um plano estratégico que estabeleça qual o objetivo final daquele bovino e que o guie da forma mais saudável até esse objetivo.

Além dos nutrientes é também importante garantir que os bovinos têm acesso a água potável de qualidade e fácil acesso aos comedouros onde são depositadas as rações.

Benefícios de uma dieta controlada

  • Maior teor nutricional na carne ou leite produzidos
  • Maior controlo sobre os níveis de gordura
  • Acompanhamento detalhado sobre a saúde da manada
  • Carne com melhor sabor, textura, aparência e valor nutricional
  • Maior rentabilidade
  • Maior garantia de bem-estar animal

Uma dieta controlada significa muito mais do que produzir mais e melhor carne. Através do planeamento alimentar, o controlo do estado de saúde dos bovinos torna-se mais eficaz, pois é necessário fazer auditorias mais frequentes ao estado dos animais para saber qual o seu estado de saúde. É também possível oferecer maior qualidade de vida aos bovinos, garantindo a estabilidade dos valores nutricionais que estes precisam para se desenvolver garantindo também o seu bom estado de saúde.

A proveniência das rações também é um fator importante a ter em conta, por isso no Monte do Pasto produzimos a nossas próprias rações de forma a termos a certeza da sua proveniência natural e qualidade nutricional ajustada a cada fase de crescimento.

Optar por um planeamento nutricional é a escolha mais acertada para qualquer produtor de animais que pretenda ter maior rentabilidade e qualidade.