Monte do Pasto com fórmulas próprias de rações

A alimentação é uma das maiores preocupações do Monte do Pasto e a chave para a boa qualidade dos bovinos criados na herdade. Daí que exista uma forte aposta na produção própria de rações, constituídas, maioritariamente, por cereais (75%), soja (15%) e óleo de soja (4%). A restante composição é um preparado vitamínico e mineral que vai cobrir todas as necessidades dos animais.

As fórmulas foram concebidas pelo nutricionista Jorge LaPorta e estão adaptadas a cada animal, mas sempre com a mesma base, “no início é mais proteica e mais apetecível, porque é composta por mais fibra e no final é menos proteíca e mais energética.”

Esta composição equilibrada das rações e a sua adaptação à fase de vida do animal garantem elevados índices de desenvolvimento físico dos bovinos, que são criados ao ar livre, um fator muito importante para Jorge Laporta, “com os estábulos ao ar livre evita-se o stress nos animais, pois têm comida e água sempre à disposição, evitando a que compitam entre eles”.

Com mais de três mil hectares, o Monte do Pasto tem capacidade para 12 mil cabeças de gado em simultâneo e cria anualmente milhares de vitelos, que chegam a atingir cerca de 500kg, sempre nas melhores condições de saúde e bem-estar animal.